SEJAM BEM VINDOS!

TUDO SOBRE: Direitos e Deveres de Crianças e Adolescentes, Informações, Utilidade Pública, Entretenimento, Cidadania, Política, Polícia, Educação, Esporte, Lazer, Cultura, Social e Saúde.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Victor faz palestra em encontro de secretários

O secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes, foi um dos painelistas do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia, evento paralelo ao II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente, que acontece até esta sexta-feira (27), em Porto Alegre (RS). Abordando a inserção do Maranhão nos esforços em favor da regularização do passivo ambiental amazônico, Victor Mendes mostrou a experiência local na adoção dos mecanismos de compensação ambiental, frisando as mudanças implementadas na legislação ambiental estadual pelo governo Roseana em face desse desafio.
Victor (à direita) foi um dos palestrantes do seminário de secretários

Durante a palestra, o secretário também abordou o processo de reestruturação administrativa e tecnológica do órgão ambiental estadual; as melhorias decorrentes das mudanças na legislação, entre as quais figuram a instalação da Câmara de Compensação Ambiental e a consequente regulamentação da cobrança de compensação ambiental no estado; a criação das Unidades de Conservação estaduais; e os decretos de regulamentação do uso das águas subterrâneas e superficiais, que credenciam o Maranhão para integrar o Pacto pelas Águas.
Abordou ainda a elaboração do Plano de Controle da Poluição Veicular, do Plano de Controle do Desmatamento e das Queimadas (que será lançado em março) e do Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos, iniciativa que a Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema) empreende em conjunto com o Ministério Público Estadual neste ano de 2012.
De acordo com o secretário, além de compartilhar as boas práticas adotadas no Maranhão, o encontro possibilitou a troca de experiências bastante úteis para o fortalecimento da Sema. “O encontro nos permitiu mostrar ao Brasil os esforços do Governo do Maranhão para o aprimorar do órgão ambiental e para implementar uma política ambiental compatível com as demandas da realidade atual”, explicou. “Todas as melhorias implementadas na secretaria credenciam o Maranhão para uma atuação mais efetiva na questão do passivo amazônico, uma vez que boa parte do território estadual está incluído na Amazônia Legal”, disse ele.

Fonte: Blog do Décio

Nenhum comentário:

Postar um comentário