SEJAM BEM VINDOS!

TUDO SOBRE: Direitos e Deveres de Crianças e Adolescentes, Informações, Utilidade Pública, Entretenimento, Cidadania, Política, Polícia, Educação, Esporte, Lazer, Cultura, Social e Saúde.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cuidando do Futuro atendeu a mais de 27 mil gestantes no Maranhão




Foi apresentado nesta quarta-feira (27), no Palácio Henrique de La Rocque, o balanço do projeto Cuidando do Futuro, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que visa reduzir a mortalidade infantil no Maranhão. A solenidade, que contou com a presença do vice-governador, Washington Oliveira, e do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, reuniu gestores, prefeitos, técnicos e profissionais de saúde.

O projeto teve início em dezembro de 2009 e, até julho de 2011, formou 34 Anjos da Guarda, 700 Cuidadores em Saúde, 7000 Pontos de Luz e 170 Cuidadores Solidários.

De acordo com o vice-governador Washington Oliveira, a intenção do Governo do Estado é atender a toda população. "Os números apresentados são apenas parte do esforço e determinação deste governo para continuar melhorando os indicadores sociais do Maranhão. Por isso, temos que investir na expansão desse projeto em outras regiões do estado", explicou.

Para a secretária adjunta de Atenção Primária em Saúde da SES e coordenadora do projeto, Cristina Loyola, "hoje é dia de festa, dia de prestar contas desse projeto que deu certo. É um projeto especial da governadora Roseana Sarney que prevê a redução da mortalidade infantil em 10% em 17 municípios maranhenses. A meta foi atingida, mas queremos atingir 38 municípios apontados pelo Ministério da Saúde", ressaltou.

Entre as estratégias adotadas para cumprimento dos objetivos do projeto, foram desenvolvidas, ainda, Maneiras Diferentes e Inovadoras (MDIs), que contribuíram na transformação de comunidades e criação de plataformas de sustentação da assistência nas cidades, além de treinamento de cuidadores em saúde com recém-nascidos.

O Cuidando do Futuro também ofereceu equipamentos para auxiliar no trabalho dos cuidadores. Foram doados 17 freezers, 4 camas, 4 redes, 2 termômetros, 2 balanças, 4 ventiladores e 44 aparelhos de pressão digitais.

Ao todo, foram atendidas 27.191 gestantes. "Até agora, dos 679 bebês que corriam risco de morte, salvamos 390", acrescentou Cristina Loyola.

Para o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, "o Cuidando do Futuro é extraordinário e faz parte do novo sistema que estamos desenvolvendo com os municípios", disse.

Confira mais detalhes

Municípios atendidos

Santa Inês

Timon

Vargem Grande

Buriti de Inácia Vaz

Açailândia

Balsas

Barra do Corda

Presidente Dutra

Codó

Paço do Lumiar

Coroatá

Itapecuru Mirim

Chapadinha

Coelho Neto

Santa Luzia

São José de Ribamar

Bacabal

Gestantes atendidas - 27.191

Kits Umbiguinho - 3.464

Famílias assistidas - 291.266

Faixas Cangurus doadas - 6.936

Enxovais doados - 3.468

Cartilhas com o Plano de Trabalho e Avaliação - 7.000

Folders com a Lei do Acompanhante - 2.000

AGUARDE MAIS INFORMAÇÕES COM DADOS DESTE PROGRAMA SOMENTE EM COELHO NETO.
Fonte: (Secom)

Com colaboração do Blog Virou Notícias


Um comentário:

  1. O MARANHÃO NO CAMINHO CERTO, PROJETO CUIDANDO DO FUTURO CUIDANDO DA NOSSA GENTE DE FORMA SIMPLES E HUMANIZADA.

    ResponderExcluir