SEJAM BEM VINDOS!

TUDO SOBRE: Direitos e Deveres de Crianças e Adolescentes, Informações, Utilidade Pública, Entretenimento, Cidadania, Política, Polícia, Educação, Esporte, Lazer, Cultura, Social e Saúde.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Hoje é o 'Dia Nacional do Doador de Sangue'


Brasil ainda tem número de doadores menor do que a demanda

Marielly Campos
vivabem@band.com.br
Veja também

A cada dois minutos, um paciente necessita de transfusão sanguínea no Brasil, segundo a Fundação Pró-Sangue. Apesar disso, o número de doadores ainda é pequeno no país, menos de 2% da população. Nesta sexta-feira, é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Para doar, o candidato tem que ter entre 16 e 68 anos – menores de 18 precisam de autorização dos pais ou responsáveis; estar em boas condições de saúde, pesar 50 kg ou mais. Antes da doação, é feita uma triagem clínica, com entrevistas e teste de anemia, medição de peso e identificação. Além disso, o voluntário não pode estar em jejum, mas deve consumir uma refeição leve. Dormir pelo menos seis horas na noite anterior e não ingerir bebida alcóolica nas 12 horas antes.

Além disso, “há impedimentos temporários, como gripe ou febre – nesses casos deve aguardar pelo menos sete dias; gravidez ou amamentação – se o parto aconteceu 12 meses antes; o candidato não pode ter feito tatuagem ou acupuntura também nos 12 meses anteriores; e também não pode ter se exposto a situações que aumentam o risco de contágio pelo HIV – como múltiplos parceiros sem proteção ou uso de drogas injetáveis”, afirma o clínico geral Filippo Pedrinola, colaborador do Portal Minha Vida.

Os impedimentos definitivos segundo o médico são portadores de Doença de Chagas ou malária, hepatite após os dez anos ou ser portador do HIV. Em relação à frequência, o médico explica ainda que a mulher pode doar três vezes ao ano, a cada 90 dias; e o homem quatro vezes, a cada 60 dias.

Os interessados em doar sangue podem procurar os postos fixos do Hemocentro no Estado onde moram. As coletas também podem ser feitas através das equipes móveis. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que os candidatos procurem as secretarias estaduais para mais opções de locais para doação.

Veja aqui a lista de hemocentros no Brasil.

Fonte: www.band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário