SEJAM BEM VINDOS!

TUDO SOBRE: Direitos e Deveres de Crianças e Adolescentes, Informações, Utilidade Pública, Entretenimento, Cidadania, Política, Polícia, Educação, Esporte, Lazer, Cultura, Social e Saúde.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Programa Jornal dos Cocais ajuda a divulgar o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças


Ajude a denunciar esse ato de violência

Hoje dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a data foi criada pela Lei Federal n.º 9.970, em homenagem a uma criança cruelmente assassinada, após estupro em Vitória-ES.

A rádio Timon FM recebeu durante o programa Jornal dos Cocais pra falar sobre esse tema a assistente social do CREAS, Carol; o coordenador Gerry; e a conselheira tutelar, Francilene.

Durante a entrevista foi destacado a importância em ajudar a combater este ato, onde várias crianças se tornam vítimas. É preciso está atento aos sinais comportamentais de que a criança possa está sendo violentada: medo, tristeza, pesadelos, vergonha excessiva, baixa auto-estima, baixo rendimento escolar, choro sem causa aparente, tentativas ou fantasias suicidas.

Em conseqüência da violência, as vítimas estão sujeitas a gravidez precoce ou aborto, doenças sexualmente transmissíveis, dor, inchaço, lesão ou sangramento na genitália. O abuso sexual é a utilização de crianças e adolescentes em uma relação de poder, geralmente por pessoas próximas, podendo ser ou não da família, que se aproveitam dessa relação de poder e confiança para satisfazer seus desejos sexuais.

É caracterizado como exploração sexual, quando acontece uma troca de bens em que o adulto paga em forma de dinheiro, comida, roupa ou qualquer outro meio, para realizar práticas sexuais com crianças ou adolescentes. Muitas famílias deixam de denunciar por medo ou até mesmo por questões estruturais.

DENUNCIE:

CONSELHO TUTELAR: 3212-3291

CREAS: 3212-2687

DISQUE 100



Fonte: Redação Portaltimonfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário