SEJAM BEM VINDOS!

TUDO SOBRE: Direitos e Deveres de Crianças e Adolescentes, Informações, Utilidade Pública, Entretenimento, Cidadania, Política, Polícia, Educação, Esporte, Lazer, Cultura, Social e Saúde.

sexta-feira, 4 de março de 2011

BLOCO TRÁZ DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA O CARNAVAL DE RUA


Fonte: ( Portal Pró-Menino)
por Aline Scarso


O Bloco de Carnaval Eureca (Eu Reconheço o Estatuto de Criança e do Adolescente) ocupará novamente as ruas esse ano nas cidades de São Bernardo do Campo (no dia 04/03) e Guarulhos (em julho), ambas na região metropolitana de São Paulo, para chamar a atenção para o papel do Estado e da sociedade na garantia dos direitos das crianças e adolescentes brasileiros. Nos últimos dias 27 e 25 de fevereiro, o bloco fez seu carnaval em São Vicente e em Campinas, respectivamente.

João Carlos Guilhermino da Franca, coordenador do projeto Camará e carnavalesco do Eureca, conta que o bloco nasceu em 1991 no ABC paulista, com a tarefa de aglutinar o maior número de brasileiros preocupados com o respeito à infância e à adolescência. “O Eureca é uma ação de mobilização social pela garantia dos direitos”, define João sucintamente.

E a proposta é que o Carnaval seja apenas o momento de discutir as mobilizações realizadas o ano inteiro. “Existe todo um processo formativo que resulta na saída do Bloco. Nossa força é na preparação, quando definimos coletivamente qual é o tema do enredo, a composição do samba, e discutimos textos e filmes que guiam nosso desenvolvimento conceitual”, conta o carnavalesco. Segundo ele, o bloco é formado por integrantes de movimentos e organizações sociais, meninos e meninas atendidos por programas socioassistenciais e jovens que tem a consciência de que é preciso agir para transformar a sociedade.

O Bloco Eureca também estimula a união de integrantes de projetos comunitários locais com representantes das políticas públicas estatais. “É necessário juntar Estado e sociedade”, destaca João. “É preciso chamar a cidade inteira para participar. Afinal, a rua é só espaço do perigo e de medo, ou da arte e do encontro? É muito importante que as pessoas se juntem, se manifestem para transformar as situações. O Bloco Eureca convida a todos. Todos somos responsáveis e cada um precisa fazer a sua parte”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário