SEJAM BEM VINDOS!

TUDO SOBRE: Direitos e Deveres de Crianças e Adolescentes, Informações, Utilidade Pública, Entretenimento, Cidadania, Política, Polícia, Educação, Esporte, Lazer, Cultura, Social e Saúde.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Nota de Exclarecimento!!!



O Conselho Tutelar de Coelho Neto/MA, informa que a sede do mesmo abrirá somente na terça-feira 03/01/2012, onde os conselheiros estarão de recesso, mas que estarão trabalhando em sistema de escala de plantão domiciliar. O recesso teve início no dia 23/12/2011 sexta-feira. Qualquer informação ou denuncia, é só ligar para estes telefones.






(98) 8145 9643 -Maurício Lima,



8149 6451-Cleide Almeida,



8155 8919-Francisca dos Santos,



8144 0086-Edilene Vitória,



8153 2589-Maria Izelda.






A todos um feliz ano novo cheio de muita paz, amor e prosperidade.


Agradece a Coordenação.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Em programa de Rádio, Conselheiro Tutelar envia mensagem natalina a comunidade

Maurício Lima



Prof. Francisco José

Maurício Lima


Na manhã deste sábado 24/12/2011 o conselheiro tutelar MAURÍCIO LIMA (foto) através do programa "estação educare" na Rádio FM 100,9 porgrama este apresentado pelo professor Francisco José (foto), enviou sua mensagem de Feliz Natal a todas as crianças e seus familiares, onde também doou um presente para o prgrama sortear para os ouvintes do mesmo. Na mensagem do conselheiro, ele falou sobre a "importancia desta data para vida do ser humano, onde relembra o nascimente de Cristo Jesus, tempo de reflexão e meditação na palavra de Deus. infelizmente muitos ainda aproveita esta data para fazer bebedeiras, gulozemas e farras e esquecem do mais importante, que é buscar a Deus em nossas vidas" frisou Maurício Lima.


FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO CHEIO DE MUITAS REALIZAÇÕES.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Feliz Natal e um próspero ano novo de 2012


Está chegando o natal, é tempo de recapitular sua vida, o que tens feito durante todo ano?, o que você tem feito para agradar a Deus? Suas ações realmente serviram para edificar sua vida? Que neste natal, possamos verdadeiramente viver o espirito natalino, não com bebedeiras e nem comilança, mas de reflexão na palavra de Deus e comunhão com o próximo e com Deus. Pois o símbolo do natal, não é perú assado, nem bebedeira, muito menos festas dançandas de forró e outros gêneros e sim tempo de semear a Paz, Amor e Alegrias em nosso corações. Pois natal é trazer a lembrança do nascimento de Jesus Cristo nosso Salvador e não fulia como muitos fazem.

Feliz Natal e um ano novo de 2012 de muito Amor, Paz, Prosperidade e muitas Felicidade para todas familias de Coelho Neto e região.
São os mais sinceros votos do conselheiro tutelar MAURÍCIO LIMA (foto) e familia a todos.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Foi realizado os indicadores da educação infantil na escola Domingos Jaques de Melo





Aconteceu na manhã desta terça-feira 20/12/2011 o momento de avaliação da qualidade da educação infantil na escola municipal Domingos Jaques de Melo, onde poucos pais estiverem presentes, infelizmente muitos pais ainda não acordaram para a importancia que é este grande momento de poder avaliar as qualidades da escola em relação a educação infantil de seus filhos. Sete dimenções forma discutidas para que possam assim melhorada na escola. O Conselho Tutelar marcou presença através dos conselheiros Maurício Lima e Cleide Almeida.
*Autor das fotos: Maurício Lima/Conselho Tutelar

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Indicadores da Qualidade na Educação Infantil da Escola Municipal Domindos Jaques


Vai acontecer na próxima terça-feira 20/12/2011, a partir das 08:00hs o momento de avaliação dos INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL da Escola Municipal Domingos Jaques, situado na Rua Nilo Coelho (praça Bela Vista) no Bairro Bela Vista, o evento é de organização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura SEMEC, momento para avaliar 7 dimenções da escola, no evento terá a representações de diversos segmentos da sociedade como: pais, mães, associedade, comunidade, Conselho Municipal de educção e Conselho Tutelar.
Participe você também!!!

ADOLESCENTE: NEM CRIANÇA GRANDE, NEM PEQUENO ADULTO

Foto do google



Em recente publicação do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o Brasil jamais terá uma participação tão significativa de adolescentes no total da população. São 21 milhões ― entre 12 e 18 anos ―, o equivalente a 11% da população brasileira. Esse momento singular representa uma grande oportunidade, mas também enormes vulnerabilidades, quando se vislumbra o futuro do país e do próprio adolescente.

Dos dez indicadores avaliados pelo UNICEF entre 2004 e 2009, oito registraram avanços. Como se parte de uma base anterior bastante comprometida, há pouco a se comemorar. Como alento, o UNICEF demonstra otimismo na implementação de políticas públicas em nosso país em relação à adolescência, pois nos últimos vinte anos fomos capazes de benfazejas realizações para com a infância, reduzindo a mortalidade infantil, diminuindo significativamente a mão de obra das crianças e praticamente universalizando o acesso ao Ensino Fundamental.

Hoje, 97,9% dos meninos e meninas de 6 a 14 anos frequentam a escola, em contraste com os 80% dos adolescentes que recebem alguma educação formal. A taxa de homicídios na faixa de 15 a 19 anos ― 43,2 para cada 100 mil adolescentes ― é o dobro da média da população. Um adolescente jovem e negro tem quatro vezes mais probabilidade de ser assassinado do que um branco da mesma idade. Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que 26,8% da população sexualmente ativa teve a primeira relação antes dos 15 anos e que menos da metade (45,7%) fez uso de preservativo.

Com fulcro em estudos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, na última década houve um incremento de uma taxa média anual de 10% (perfazendo um contingente de 17.703) de adolescentes infratores submetidos a medidas de privação e restrição de liberdade.

O UNICEF recomenda políticas públicas específicas e a participação cidadã dos adultos e dos adolescentes, bem como convida a todos para uma reflexão sobre um novo olhar para essa faixa etária que “desloque o discurso que só vê a adolescência como um ‘problema’, para vê-la como uma oportunidade de desenvolvimento da personalidade. Uma fase especial até hoje não reconhecida plenamente: o direito de ser adolescente.”

Os adolescentes são um grupo em si e devem viver essa rica fase da vida em sua plenitude, sem que sejam tratados ora como crianças crescidas, ora como adultos infantilizados. As boas e más experiências em muito determinarão a grandeza do homem ou mulher que serão. Nosso papel é dialogar, respeitar, orientar, incentivar, a despeito das contestações e recusas.

Essa fase pode se tornar um laboratório para a vida adulta do nosso jovenzinho, desde que se lhe propicie um ambiente familiar e escolar com afeto, limites, tolerância, valores. Um ambiente salutar e rico, como um templo da argumentação, do embate, do convívio com o diverso e com o adverso.

Há mitos e preconceitos que precisam ser minimizados ou eliminados em relação aos adolescentes. Sempre há um pouco de hilário quando os denominamos “aborrecentes”. Retrucam eles, que nossas atitudes, sim, são de “velhice e pentelhice”. Nenhuma graça, porém, quando se considera a sua etiologia latina: adolescer, em que uma das acepções é adoecer (em referência à dor psíquica e emocional oriundas das transformações físicas e mentais dessa fase). Como se doente fosse, pelo comportamento arredio, rebelde, monossilábico, distante da família e a quase exclusividade à sua tribo, especialmente através das mídias sociais. Talvez seja a faixa etária na qual mais os pais erram, ou por excesso ou por carência de afeto e atenção, sendo comum uma educação concessiva e permissiva, não preparando para as adversidades da vida. Um futuro os aguarda com suas fortes exigências.

Jacir J. Venturi, diretor de escola,vice-presidente do Sinepe/PR e professor da UFPR e PUCPR

Copiado do Blog Infância em Pauta

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vídeo de mulher agredindo cão é investigado pela polícia em GO


Suspeita apresentou-se com advogado à delegacia, mas não depôs.
Agressões são feitas em frente a uma criança e causam polêmica na web.

Rafaela Céo Do G1 DF, em Formosa (GO)

1256 comentários


A Polícia Civil de Formosa, cidade de Goiás localizada no Entorno do Distrito Federal, abriu inquérito há 25 dias para investigar uma denúncia anônima de maus-tratos a um cachorro que aparenta ser da raça Yorkshire. Segundo o delegado que investiga o caso, Carlos Firmino Dantas, o cachorro morreu.

A agressão foi filmada e o vídeo, divulgado no YouTube. Nas imagens, uma mulher agride o cão na frente de uma criança. O animal chega a ser arremessado para o alto e preso dentro de um balde.

Segundo o delegado, a mulher se apresentou na delegacia acompanhada de um advogado, mas não prestou depoimento. O G1 buscou contato com a responsável pelo cão através dos telefones divulgados juntamente com a denúncia na internet.

O G1 esteve na casa onde a mulher vive com o marido e uma filha, a que aparece na gravação. O apartamento estava fechado e ninguém atendeu à campainha. Policiais que estiveram pela manhã na casa da mulher para pedir que ela evitasse aparecer em público devido à repercussão negativa do caso também não encontraram ninguém no apartamento.

O marido da mulher, que é médico, foi trabalhar de manhã em um posto de saúde da cidade, mas deixou de atender às 10h e suspendeu as consultas agendadas para o período da tarde. Na quinta-feira à noite, a equipe de reportagem conversou por telefone com uma mulher que, no início, disse ter uma filha com o mesmo nome citado na investigação. Mas, após ver o vídeo, negou que ela fosse sua filha.

O delegado Dantas disse que um inquérito foi aberto no dia 21 de novembro após a polícia ter recebido uma denúncia anônima e uma cópia do vídeo da agressão ao animal. Segundo ele, a dona do cachorro afirmou que agrediu o animal porque estava em um "mau dia".

O vídeo mostra a mulher chutando o cachorro e jogando o animal no chão. A gravação foi feita do alto, do que aparenta ser um andar com vista para a área de serviço da casa da mulher.

O vídeo de 3min26seg registra três momentos distintos, e a mulher aparece com roupas diferentes na gravação. O cachorro não se mexe depois das agressões. A mulher chega a colocar um balde sobre o animal.

Dantas disse que a pena prevista por maus-tratos pode chegar a até dois anos, caso a mulher seja processada e condenada. Como as agressões ocorreram em frente a uma criança, ele disse que a mulher pode ainda ser denunciada com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Delegado da 1ª Delegacia de Formosa (GO), Carlos Firmino Dantas. (Foto: Rafaela Céo)
Delegado da 1ª Delegacia de Formosa (GO), Carlos
Firmino Dantas (Foto: Rafaela Céo)

O caso provocou repercussão nas redes sociais. O vídeo, publicado na quarta (14), teve mais de 320 mil visualizações até por volta das 10h desta sexta.

No Twitter, a vereadora Heloísa Helena (PSOL), que é ex-senadora e cumpre mandato atual na Câmara Municipal de por Maceió, anunciou que serão formalizadas ações no Ministério Público e defendeu a aprovação de lei contra maus-tratos dos animais.

O vereador Elias Vaz de Andrade (PSOL) anunciou que vai entrar com representação na delegacia-geral de Formosa nesta manhã.

Fonte: g1.com.br

Secretaria Adjunta de cultura, faz evento de encerramento das oficinas 2011 realizado durante o ano.







Foi realizado no inicio desta noite de quinta-feira 15/12 no Teatro Municipal, a festa de encerramento das oficinas 2011 da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura de Coelho Neto, onde teve apresentações do alunos de diversos cursos realizado por esta secretaria, como: VIOLINO, TECLADO, FLAUTA DOCE, VIOLÃO, BATERIA, BAIXO, VOCAL , Etc... e ainda também apresentação do Balé Clássico com várias crianças. No evento teve a presença de várias pessoas como: pais, alunos, autoridades em geral.


Foi um evento muito lindo...


*Autor das fotos: Conselho Tutelar

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lei da Palmada é aprovada em comissão da Câmara Federal


15/12/2011

O projeto de lei que proíbe o uso de castigos corporais em crianças e adolescentes, popularmente conhecido como Lei da Palmada, foi aprovado por unanimidade na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (14).
A legislação que vigora atualmente, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), menciona “maus-tratos”, mas não especifica quais castigos não podem ser aplicados pelos pais ou responsáveis.

A partir da aprovação, os parlamentares da Casa terão um prazo para se manifestem sobre a necessidade de votação em plenário. Caso a votação pela comissão seja considerada conclusiva, o projeto irá diretamente para o Senado.

O projeto prevê que pais que maltratarem os filhos sejam encaminhados a programa oficial de proteção à família e a cursos de orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de receberem advertência. A criança que sofrer a agressão deverá ser encaminhada a tratamento especializado.

O texto foi modificado na terça (13) pela relatora Teresa Surita (PMDB-RR) – o termo “castigo corporal” foi substituído por “agressão física” –, o que não agradou os representantes dos direitos da criança e do adolescente e causou polêmica, adiando a apreciação para hoje.

Após mais um dia de debate, firmou-se consenso em torno da expressão “castigo corporal”.

Houve um destaque no texto para que a palavra “sofrimento” fosse suprimida da definição de castigo físico (ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso de força física que resulte em sofrimento ou lesão), mas a sugestão foi negada pela maioria dos deputados.

As mudanças no texto da relatora teriam sido feitas após reunião da deputada com líderes da bancada evangélica na Casa – desfavoráveis ao uso do termo “castigo”, argumentando que o projeto levaria a ingerência demasiada no âmbito das famílias.

Teresa Surita negou que tenha havido discordância entre membros da comissão e da bancada evangélica. Segundo ela, eles “só estavam querendo conhecer o projeto” e contribuíram para aperfeiçoar o texto final.

De acordo com o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), representante dos evangélicos, em nenhum momento a bancada teve o intuito de vetar o projeto. “Agradeço à relatora por ter melhorado o texto. Agora ficou bonito”, disse Feliciano.

Com agências

Fonte: http://correiodobrasil.com.br

Indicadores da Qualidade na Educação Infantil da Escola Municipal Santa Úrsula


Vai acontecer na próxima sesta-feira 16/12/2011, a partir das 14:00hs o momento de avaliação dos INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL da Escola Municipal Santa Úrsula, situado no Bairro Sarney, o evento é de organização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura SEMEC, momento para avaliar 7 dimenções da escola, no evento terá a representações de diversos segmentos da sociedade como: pais, mães, associedade, comunidade, Conselho Municipal de educção e Conselho Tutelar.
Participe você também!!!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Comissão vota nesta terça projeto que proíbe castigos físicos nos filhos!

Texto será aprovado e seguirá para Senado, avalia presidente da comissão.
Jair Bolsonaro diz vai recorrer para matéria ser apreciada em plenário.

Autora do novo texto da Lei da Palmada, deputada Teresa Surita (PMDB-RR) diz que objetivo não é impedir que pais ponham limites nos filhos. (Foto: Beto Oliveira/Agência Câmara)
Autora do novo texto da Lei da Palmada, deputada
Teresa Surita (PMDB-RR) diz que objetivo não é
impedir que pais imponham limites aos filhos.
(Foto: Beto Oliveira/Agência Câmara)

O projeto de lei que proíbe os pais de baterem nos filhos será votado em caráter conclusivo nesta terça-feira (13), às 14h30, na Comissão Especial criada na Câmara dos Deputados para analisar a matéria. Se aprovada, a chamada “Lei da Palmada” irá direto para votação no Senado, a não ser que seja protocolado recurso com assinatura de 10% dos deputados para que a matéria seja apreciada em plenário.

Após a realização de uma série de audiências públicas com especialistas, a relatora da proposta na Comissão Especial, deputada Teresa Surita (PMDB-RR), apresentou substitutivo ao projeto, com pequenas alterações ao texto original.

Foi incluído artigo que prevê multa de três a 20 salários mínimos a médico, professor ou ocupante de cargo público que deixar de denunciar casos de agressão a crianças ou adolescentes.

“Educar batendo traz transtornos e consequências graves à vítima da violência para o resto da vida. Não se trata de impedir que os pais imponham limites aos filhos, mas sim que esses limites não sejam impostos por meio de agressões”, disse a deputada.

Para a presidente da Comissão Especial, deputada Érika Kokay (PT-DF), a proibição de castigo corporal no âmbito familiar tornará a sociedade como um todo menos violenta. “Com a lei, as famílias vão formar pessoas mais íntegras e honestas, porque você elimina a relação do forte dominar o mais fraco. Quem é agredido aprende a resolver conflitos através da violência e a subjugar o mais fraco”, defendeu.

Segundo ela, a expectativa é de que o texto seja aprovado por ampla maioria. “Não conheço ninguém que seja contra a proposta na comissão. A comissão está bem madura para oferecer à sociedade uma lei que assegure os direitos das crianças sem castigos corporais”, afirmou.

Pelo projeto, crianças e adolescentes “têm o direito de serem educados e cuidados sem o uso de castigo corporal ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar, tratar, educar ou proteger”.Para os pais ou responsáveis que agredirem as crianças, a “Lei da Palmada” prevê encaminhamento a programa oficial de proteção à família e a cursos de orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de advertência. A criança que sofrer a agressão deverá ser encaminhada a tratamento especializado.

A relatora do projeto destacou que não há punições severas aos agressores, como a perda da guarda dos filhos, o que garante que a cultura de evitar “palmadas” no processo de educação da criança seja inserida progressivamente na sociedade. “O projeto não prevê interferência do Estado na família. A mudança dessa cultura vai se dar ao longo dos tempos”, disse.

O deputado Bolsonaro durante discurso no plenário da Câmara  (Foto: Leonardo Prado / Agência Câmara)
Contrário, Jair Bolsonaro (PP-RJ) argumenta que lei
representa interferência do Estado na família.
(Foto: Leonardo Prado / Agência Câmara)

Recurso
Contrário à proposta, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) afirmou que vai protocolar recurso para que o texto precise passar por votação no plenário da Câmara antes de seguir para o Senado. “Eu vou entrar com recurso. Tem outros deputados contrários, principalmente da bancada evangélica”, disse.

Para Bolsonaro, a palmada é instrumento “importante” dos pais na educação dos filhos. “O ser humano só respeita quando teme. Tem que botar ordem no negócio. A palmada é o último argumento, mas a criança precisa saber que pode levar”, argumentou.

O deputado afirmou que a lei é uma “interferência do Estado na família”. “Na ditadura militar se dizia: ‘O país se constrói com homens e livros. Hoje, pelo visto, se constrói com gays, kit anti-homofobia do MEC [Ministério da Educação], e abolindo chinelos,” protestou.

Copiado do: http://www.portaltimonfm.com.br

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Coelho Neto recebeu o Secretário de Meio Ambiente do Estado Victor Mendes

Conselheiros do CANAMG

Victor Mendes e Prefeito Soliney Silva

Victor Mendes e Maurício Lima

Victor Mendes, Prof. Edinaldo e Maurício Lima

Sec. Estado Meio Ambiente - Victor Mendes

Composição da mesa

Membros do GPA
Durante o último sábado 10/12/2011, os membros do GPA, conselheiros do CONAMG e ambientalístas de Coelho Neto esteve reunido na cidade de Duque Bacelar, juntamente com ambientalísta daquela cidade e também dois ambientalísta de Buruti. O motivo deste enconto foi para recepsionar o secretário de estado do meio ambiente e recursos naturais do Maranhão o senhor Victor Mendes, que veio acompanhado de suas acessora as senhoras Eliane - Educação Ambiental e Clarisse - Biodiversidade, sua chegada em Duque foi exatamente as 11h:00 e depois todos vieram para Coelho Neto onde foram direto para as dependencias do Hotel Ouro Verde para um delicioso almoço e logo em seguida foi realizado uma palestra na Câmara Municipal com Victor Mendes e também teve a presença do prefeito municipal Soliney Silva(PSD) e também foi entregue certificado dos conselheiros da CONAMG.

Autor das fotos: Maurício Lima/Conselho Tutelar

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Elkeson, na TV Mirante, fala sobre o seu jogo em Coelho Neto

Muita gente ainda não sabe, mas um maranhense esteve defendendo o time da "Estrela Solitária" do Rio de Janeiro neste ano. Sobre o assunto, o comentarista esportivo da TV Mirante, Herbert Fontenele, conversou com o jogador do Botafogo, Elkeson, que nasceu em Coelho Neto, mas nunca jogou por uma equipe maranhense.

Neste sábado, no Estádio João Santos Filho - em Coelho Neto, o jogador Elkeson (Coelho-netense) estará fazendo um grande jogo em prol das famílias carentes de Coelho Neto.

Veja o vídeo do Elkeson, quando da sua entrevista à TV Mirante (quinta-feira, 08.12.11)

Fonte: Blog do Raymundo José

Secretário de estado do meio ambiente, estará amanhã (10/12/2011) sábado em Coelho Neto

Foto do google

Neste sábado 10/12/2011 estár em Coelho Neto o Secretário de Estado do Meio Ambiente Carlos Victor Guterres Mendes (foto), ele juntamente com sua comitiva será recebido na cidade de Buriti/MA as 9h:00 por uma comitiva aqui de Coelho Neto, também a de Buriti e Duque Bacelar, onde depois de sua chegada está vindo em direção a Coelho Neto, passando por Duque Bacelar onde será dado o pontapé inicial da criação do MUSEU DA APA DOS MORROS GARAPENSES e logo em seguida virá a Coelho Neto, onde chegará por volta do meio-dia indo direto para o almoço e as 14h:00 será ministrada uma palestra sobre ARTICULAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DOS MORROS GUARAPENSES e também sobre o evento nacional que será realizado em 2012 no Rio de Janeiro (Rio + 20) no plenário da Câmara Municipal.

Estará presentes menbros do GPA-Grupo de Porfessores Ambientalísta de Coelho Neto, APA e vários ambientalísta de Coelho Neto, Duque Bacelar e Burití, além de Afonso Cunha.
Participe você também.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Alunos do proerd da escola Moacyr Bacelar recebe solenidade de formatura








Aconteceu na tarde desta última terça-feira 06/12/2011 no prédio da Escola Municipal Moacyr Bacelar a solenidade de Formatura de duas turmas de alunos do Proerd. No momento foi exposto umas apresentação cultural, leitura de redação com direito a premiação e também a entrega de certificados aos formandos e o juramento dos alunos, estiveram presente além de professores da escola, também muitos pais de alunos, soldado Fredson instrutor do Proerd e representante do conselho tutelar representado pelos conselheiros Maurício Lima e Edilene Vitória, onde em sua fala o conselheiros frisou "parabenizou a escola, por a grande quantidade de pais presente na solenidade, sobre a importância dos pais estarem mais presente na vida escolar dos filhos, pois somente o proerd, escola e professores não são responsáveis pela formação moral, profissional e o carater dos filhos e sim deve comecar tudo na isto na familia, por que se a familia vai mau, tudo vai mau", disse Maurício Lima do Conselho Tutelar e no final foi servido um delicioso lanche aos presentes.

Autor das fotos: Maurício Lima/Conselho Tutelar

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FECETMA realizou o IV encontro de conselheiros tutelares do Maranhão...




Luciano Betiate ladeado pelas conselheiras Francisca e Vitória de Coelho Neto

Aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de dezembro do corrente ano, o IV ENCONTRO DE CONSELHEIROS E EX-CONSELHEIROS TUTELARES DO MARANHÃO, na cidade de Zé Doca/MA, onde o tema abordado foi o seguinte: "Políticas sociais e efetividade dos principios da proteção integral e da prioridade absoluta dos direitos da criança e do adolescente" e subtema: "Em duas décadas de avanços e desafios do ECA". O Conselho Tutelar de Coelho Neto, foi representado pelas conselheiras Francisca dos Santos e Edilene Vitória (foto) e a palestra ministrada no dia 01 foi nada mais, nada menos do que o grande palestrante e consultor da C/A o LUICANO BATIATE do estado do Paraná, onde em sua palestra foi abordado o seguinte: Violência Intra-familiar, Violência Doméstica, Violência Psicológica, Evasão Escolar, Violência por descuido, Abandono de Incapaz, Negligência além de muitos outros assuntos importantes para nossa categoria.
Os conselho tutelares que marcaram presença foi: Gov. Nilton Belo, Rosário, Cantanhede, Vargem Grande, Chapadinha, Santa Inêz, Santa Luzia, Alto Alegre, Coelho Neto, Araguanã, Milagres, São Bernardo, Presidente Mádice, Nova Olinda, Itapecurú Mirim, Matões do Norte além da cidade anfitriã Zé Doca.

*Autor das fotos: Conselho Tutelar de Coelho Neto/MA

Polícia encontra feto dentro de fossa séptica na zona rural de Miguel Alves

O feto de aproximadamente sete meses foi colocado dentro de uma meia, e posteriormente em uma sacola do Comercial Carvalho.
16:22 - 05/12/2011

Foto: Ilustração - Comunidade Familia de Deus
Por Jailson Rodrigues
jailsonrbs@hotmail.com
(86) 9933-9978


Após quase 24 horas de busca a policia de Miguel Alves conseguiu localizar um feto, que teria sido abortado por uma jovem identificada como Ana Lima dos Santos, de 24, que reside na localidade Centro do Designo, zona rural do município. O crime aconteceu por volta das 09h30 do último sábado (03), na residência da acusada.

Horas após provocar o aborto, Ana Lima dos Santos, teve que ser levada por familiares para o Hospital Local Pedro Vasconcelos, já que ela passou a sentir algumas dores. Ainda no atendimento a equipe médica suspeitou que os sintomas sentidos pela jovem poderiam se tratar de traumas pós aborto.

O médico de plantão comunicou o acontecido para a polícia que ainda no sábado a noite tentou localizar o feto, não tendo sucesso a equipe retornou para a cidade, onde na manhã de ontem (04), começou novamente a realizar as buscas, localizando o feto em uma sacola plástica jogada em uma fossa séptica.

O feto de aproximadamente sete meses foi colocado dentro de uma meia, e posteriormente em uma sacola do Comercial Carvalho.

Fonte. Portal CMN

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Lei contra Palmada deve ser aprovada até dezembro pela câmara


Nova lei está para ser aprovada, a chamada Lei Contra as Palmadas, essa nova lei impedirá que os pais usem de violência para com os seus filhos.

Segundo uma pesquisa feita, a criança não muda seu comportamento com violência, ele fica assustada somente na hora em que o responsável acabou de bater, mas momentos depois ela faz a mesma coisa.

Então chegou se a uma conclusão que usar de violência com crianças e adolescentes, não leva a nada, ao contrário, eles ficam mais revoltados, principalmente os adolescentes, que em sua fase tem vergonha de apanhar dos responsáveis.

Foi iniciada uma análise em outubro pela Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei 7.672/10, Lei da Palmada.

Mas ainda ela não foi vigorada, o projeto será apresentado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que irá analisar e ver se está segundo, o Senado e com a Constituição.

A presidente da comissão A deputada Erika Kokay do PT-Df, disse que o castigo corporal não fará as crianças e os adolescentes ficarem educados.

Comentou também que essa nova lei não é para ajudar os responsáveis a criarem seus filhos, mas ela lembra que as crianças não são propriedade dos pais, elas têm seus direitos, e um deles é crescer sem apanhar.

O principal objetivo dessa nova lei é para educar as crianças e adolescentes sem castigos brutos, ou seja, sem que elas fiquem apanhando todo hora, e em alguns casos em que são exagerados.

A deputada afirma que com a Lei da Palmada, os municípios e os Estados vão começar a trabalhar com a prevenção dos adolescentes e das crianças.

Os responsáveis que baterem nas crianças e nos adolescentes, se caso a lei for aprovada, vão receber uma advertência ou for encaminhados para tratamentos psicológico ou psiquiátrico.

A nova lei está para ser aprovada no início de dezembro, mas até lá a deputada afirma que serão feitas muitas reuniões, pois como a primeira apresentação foi feita em outubro, foi levantado o seguinte “sobre a obrigação de alterar a cultura de educar pela dor” pela Associação dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente.

Fonte: www.eitapow.com.br

domingo, 4 de dezembro de 2011

Até Quando a Criança Deve Acreditar no Papai Noel ?



Seu filho já está ansioso pela chegada do Papai Noel? Pois saiba que, até os 7 anos, essa será uma espera comum na sua casa durante o mês de dezembro. A crença está relacionada à fantasia, tão comum às crianças dessa idade, como explica a psicóloga Márcia Ferreira.

“Até os 5 anos não existe uma diferenciação muito clara do que é verdade e ficção. E é isso que dá vida aos rituais”, diz.

No entanto, não se espante se por volta desta idade seu filho começar a questioná-lo sobre o Papai Noel. “Eu sei que é o meu tio fantasiado!” ou dizer que ouviu dos primos ou dos irmãos mais velhos que o bom velhinho, na verdade, não existe, pode ser mais constante. “A partir dos 5 anos, as crianças ainda querem acreditar, mas já começam a perceber que o Papai Noel não vem em um trenó puxado por renas, e também questionam como seria possível uma única pessoa entregar presentes no mundo todo”, explica Márcia.

Ou seja, seu filho já começa a desvendar o mistério, mas no fundo, ainda aguarda o presente do Papai Noel. “Parar de acreditar é um processo pelo qual a criança passa naturalmente. Dificilmente os pais vão precisar contar para o filho que o bom velhinho não existe de verdade”, diz a psicóloga. Mas, e quando isso não acontece? Apesar de não ser freqüente, nesse caso os pais precisarão ajudar na descoberta. De acordo com a psicóloga, a partir dos 7 ou 8 anos, a noção de realidade da criança já está mais clara.



Fonte: Revista Crescer

Com a colaboração do Blog Salvem as Nossas crianças

sábado, 3 de dezembro de 2011

Cresce o número de adolescentes que vivem em extrema pobreza, aponta Unicef


Segundo relatório, percentual de adolescentes de 12 a 17 anos que vivem em famílias de extrema pobreza passou de 16,3% para 17,6% em 5 anos

Fonte. Agência Brasil

Notícia anterior Juízes federais e do Trabalho paralisam suas atividades nesta quarta-f...
Próxima notícia Marcelinho Paraíba presta depoimento e alega inocência em Campina Gran...

Texto:

O percentual de adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos que vivem em famílias de extrema pobreza (até um quarto de salário mínimo per capita) cresceu entre 2004 e 2009. Segundo relatório Situação da Adolescência Brasileira 2011, do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), o percentual passou de 16,3% para 17,6%, que representa 3,7 milhões de garotas e garotos.

Leia também: IBGE: Brasil tem 16,2 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza

No mesmo período, a situação de extrema pobreza da população em geral caiu de 12,4% para 11,9%. Ou seja, a pobreza recua na população brasileira em geral, mas cresce entre seus meninos e meninas.

Leia tembém:

Brasil tem 38% dos adolescentes em situação de pobreza
Homicídios representam 45% das causas de morte de jovens

Segundo o documento do Unicef, os adolescentes são mais vulneráveis que outros segmentos da população e, entre eles, a desigualdade aumenta problemas de trabalho precário, dependência química, abuso sexual e homicídios.

O número de adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos de idade que vivem em famílias com renda inferior a ½ salário mínimo per capita é 7,9 milhões. Isso significa dizer que 38% dos adolescentes brasileiros estão em condição de pobreza.

Praticamente um a cada três adolescentes brasileiros pertence ao grupo mais pobre da população brasileira (ou seja, os 20% mais pobres do País): 28,9% dos garotos e garotas entre 15 e 17 anos estão nesse grupo de renda.

Enquanto a taxa de homicídios da população em geral era de 20 a cada 100 mil, na população de 15 a 19 anos é de 43,2 a cada 100 mil.

Os adolescentes negros entre 12 e 18 anos, segundo o Unicef, têm o risco 3,7 vezes maior de ser assassinado. Já um adolescente indígena tem 3 vezes mais chance de ser analfabeto. Do total de 500 mil adolescentes analfabetos, 68,4% são meninos. Para cada oito meninos de 13 a 19 anos infectados com HIV/Aids há dez meninas com o mesmo vírus.

O levantamente ainda aborda outro tema importante sobre as condições dos adolescentes do País: a exploração do trabalho. Dos 4,3 milhões de brasileiros com idades entre 5 e 17 anos que exercem algum tipo de atividade laboral, 77% – ou 3,3 milhões – são adolescentes de 14 a 17 anos de idade. A legislação brasileira proíbe o trabalho formal até os 16 anos, exceto como aprendiz a partir dos 14 anos. Além disso, por ser quase sempre ilegal (estima-se que 80% dos adolescentes que trabalham o fazem sem registro na carteira de trabalho), o trabalho dos adolescentes acontece de maneira desprotegida, sem a cobertura da legislação trabalhista e da vigilância de esferas governamentais e da sociedade civil organizada, como sindicatos e ONGs.

O relatório indica situação de maior pobreza entre os adolescentes em comunidades, assentamentos e favelas e também entre aqueles que vivem na Amazônia e no semiárido.

Colaboracao. Portal Infancia em pauta

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PROERD realizou solenidade de formatura nas escola Barreto e Guanabara



Alunos do Proer da escola Guanabara



Alunos do Proerd da escola Barreto

Autor das fotos: Maurício Lima/Conselho Tutelar

Aconteceu nesta última quinta-feira 01/12/2011 pela manhã na Escola Municipal José Barreto de Araújo a solenidade de Formatura de duas turmas de alunos do Proerd. No momento foi exposto uma apresentação cultural e também a entrega de certificados aos formandos e o juramento dos alunos, estiveram presente além de professores da escola, também pais de alunos, soldado Fredson instrutor do Proerd e representante do conselho tutelar representado pelos conselheiros Maurício Lima e Cleide Almeida, onde em sua fala o conselheiros frisou "sobre a importância dos pais estarem mais presente na vida escolar dos filhos, pois somente o proerd, escola e professores não são responsáveis pela formação moral, profissional e o carater dos filhos e sim deve comecar tudon isto na familia, por que se a familia vai mau, tudo vai mau", disse Maurício Lima do Conselho Tutelar.

Na parte da tarde foi a vez de alunos da escola Municipal Raimundo Guanabara onde foi formada uma turma, e que também foi apresentado uma linda poesia por um aluno proerdiano, entrega de certificados, juramentos dos mesmos e que também marcou presença além do instrutor soldado Fredson, professores, pais e o conselheiro tutelar Maurício Lima.