SEJAM BEM VINDOS!

TUDO SOBRE: Direitos e Deveres de Crianças e Adolescentes, Informações, Utilidade Pública, Entretenimento, Cidadania, Política, Polícia, Educação, Esporte, Lazer, Cultura, Social e Saúde.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

SAIBA O QUE É O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CMDCA)

O que é o CMDCA?
O CMDCA Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão deliberativo e controlador das ações públicas e privadas, de atendimento e promoção do bem estar social da criança e do adolescente no Município. É uma instituição paritária, composto de membros da comunidade que dirigem instituições de atendimento ás crianças e aos adolescentes e por representantes do poder publico. Entre outras funções é responsável pela aplicação dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).


Qual é o papel do Conselho de Direitos?
􀂙Tomar decisões sobre a política na área da criança e do adolescente;
􀂙Exercer o controle social na área (receber informações, decidir, acompanhar, fiscalizar e avaliar as ações);
􀂙Cadastrar e registrar os serviços na área da criança e do adolescente (governamental e não governamental);
􀂙Articular com outros conselhos (Saúde, Educação, A.S. Trabalho Cultura, Habitação e outros) para elaborar planos integrados.
􀂙Controlar as operações do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
􀂙Fazer com que o ECA seja cumprido.
􀂙Conhecer e acompanhar as demandas de atendimento, identificando áreas carentes de intervenção, bem como a adequação dos programas existentes às reais necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário