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sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

OS PAIS DEVE FICAR DE OLHO NOS FILHOS!

Senhores pais de alunos, estamos em plenas férias escolares de seus filhos, isso não significa que você não deve instruir que seu filho não pegue em seus livros nestes dias, pois este é o momento em que você deve e pode orientar seu filho a estudar mais em casa, à se preparar para o novo ano letivo. Não deixe seu filho fazer nestes dias algo que não é produtivo para sua educação. Dia 28 de fevereiro vão iniciar as aulas na rede municipal e você pai deve impor limites para seu filho quanto ao estudo, deve acompanhar mais seu filho na escola, pelo menos uma vez por semana você deve ir à escola e conversar com os professores e diretores para vê como seu filho está na escola, para que ele possa vê que você tem interesse em seus estudos, também você não deve avisar o dia em que você vai à escola, tem que pegar-lo de surpresa. A você também não deve jogar toda sua responsabilidade em cima da escola ou do professor, pois o pai é você, o filho é seu e não do professor ou da direção. Por que eu falo isso, por que tem pai que só aparece na escola no dia de matricular seu filho e nunca mais aparece, e quando chega ao final do ano que seu filho não passa, e querem ter razão, assim querendo obrigar os professores a passarem seus filhos, que na maior dês vezes não se interessa pelas aulas.
Converse mais com seu filho(a), sobre DROGAS, SEXO e outros assuntos que a ele(a) interessa.
Vê os tipos de amizade que seu filho(a) tem, com quem anda, o que faz na rua no contra-turno da Escola;
O que ele(a) costuma usar.
Acompanhe mais seu filho(a) na Escola, ou seja “DEDIQUE MAIS TEMPO PRA SEU FILHO(A)”

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CONSELHO TUTELAR DE COELHO NETO RECEBE OFÍCIO DA CASA DOM BARRETO DE TERESINA


A coordenação do abrigo CASA DOM BARRETO de Teresina/PI enviou um ofício(foto) ao Conselho Tutelar de Coelho Neto/MA, solicitando que este órgão intervissem junto à Secretaria Municipal de Assistência Social de Coelho Neto, a ída de um familiar de um adolescente daquí de Coelho Neto que à seis (06) anos está neste abrigo na capital do Piauí e que raramente sua familia o visita devido as condições financeira da mesma, pois sua ida para o abrigo foi devido as condições que a familia passava na época e que ainda passa, pois só morava com a mãe e as irmãs, muitos necessitados e uma freira vendo esta situação se compadeceu e resolveu ajudar levando este adolescente para um abrigo, claro com a permissão da familia.

Muito bem, neste ofício a coordenação do abrigo ainda relata que tiveram audiências com a Juíza da 1ª vara da infância e da juventude e promotor e juntos decidiram entrar em contato com o CT de Coelho Neto para que pudesse assim promover a reintegração familiar do mesmo juntamente com a Assistência Social do municipio. O objetivo deste ofício é para que o municipio custei financeiramente a ída de um familiar para teresina/PI, para visitar o adolescente naquele abrigo.

O Conselho Tutelar já encaminhou cópia do ofício para secretaria de assistência social, solicitando apoio nesta missão, e estamos aguardando resposta.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SEXUALIDADE INFANTIL NA ESCOLA

(Do blog Portal da Criança e do Adolescente)
Aspectos pedagógicos e socioculturais

Os profissionais da saúde e da educação percebem com bastante frequência as dificuldades de pais e familiares em lidar com as manifestações das crianças no terreno da sexualidade. Os mesmos profissionais reconhecem suas próprias limitações em compreender e abordar o assunto.
Inicialmente, precisamos ver a sexualidade não apenas como mais uma das inúmeras funções do organismo (como respiração, digestão, circulação etc.), e sim como uma das mais relevantes para que a criança construa sua própria identidade e se perceba como uma Pessoa Humana. É a principal função para o desenvolvimento de todas as potencialidades construtivas do organismo, ou seja, para que a criança aprenda desde cedo a lidar com seu corpo e, através dele, explorar o mundo ao seu redor. A energia para esse evoluir contínuo chama-se libido. Essa grandeza energética atinge seu máximo potencial durante o relacionamento sexual, porém já desde a tenra infância alimenta todo o ciclo de integração do indivíduo com o mundo que lhe cerca. É essa energia, transmutada em afetividade, que estrutura e consolida a relação da criança com sua família e seus cuidadores (incluindo professores) para a formação de uma personalidade destinada ao futuro exercício de uma cidadania ativa. O principal que nós adultos temos a fazer é colaborar para esta harmoniosa canalização da libido infantil. Precisamos nos tranquilizar que nem sempre a criança segue uma direção absolutamente disciplinada e laboriosa na utilização da libido. Isso acontece mesmo que nós oportunizemos e facilitemos as atividades mais atraentes e produtivas para a construção do Ser da criança, pois a libido dos pequenos muitas vezes excede a necessidade de sua utilização pelo trabalho pedagógico, lúdico ou laboral que nós propomos aos pequenos. Ainda sobra energia. Além disso, dessas condições normais, há ainda os conflitos internos ou no seio do lar que fazem a criança extravasar comportamentalmente sua energia libidinal. É aí que presenciamos, por exemplo, manipulação de genitais, imitação de atos hetero ou homossexuais, vocabulário erotizado, rudimentares desenhos pornográficos e gestos obscenos.
A criança a partir dos dois anos de idade ela começa a descobrir seu próprio corpo, chamamos de identidade sexual. Cabe á família e o educador estarem atento ao simbolismo com que as crianças expressam sentimentos, angústia, irreverência, oposição etc., pois a primeira infância é um período pré-conceptual, ou seja, ainda não existe uma estrutura neural competente para viabilizar operações e conceitos formais e concretos. Trabalhar ludicamente a simbologia da linguagem infantil, valorizar a semiologia do imaginário da criança – eis a grande cartada para a promoção de uma sexualidade dignificante. É curioso saber que, segundo várias pesquisas com meninas adolescentes, a curiosidade é o principal fator que as leva a iniciar sua atividade sexual. Não é preciso imaginação para perceber que o fator “curiosidade” é ainda mais imponente na primeira infância. Satisfazer e não reprimir a curiosidade das crianças é um postulado básico de qualquer processo pedagógico. Mas satisfazer também com simbolização e não com protocolos e expedientes banalizados, inadequados ou inacessíveis aos pequeninos. A criança é mágica por natureza e, consequentemente, aprende por símbolos, desde que estes possam se situar dentro de seu campo fenomenal. A criança trabalha com símbolos, pois brincar é seu trabalho, e este trabalho não é menos valioso que o trabalho dos adultos. Precisamos atribuir à simbologia infantil o status de conhecimento.
As crianças que estão na Educação Infantil e no Fundamental já têm sexualidade e os professores precisam saber lidar com ela.
Freud dia “A criança não é um anjinho de candura e inocência: ela tem sexualidade que se desenvolve do nascimento até a vida adulta”.
Essa afirmação serve para respaldar a necessidade que os professores de Ensino Infantil e Fundamental têm de estar preparados para lidar com a sexualidade.
Afinal, já a partir dos três anos de idade, a sexualidade fica mais evidenciada entre as crianças. Não se trata de erotização, mas da curiosidade com o sexo. Trata-se do interesse pelas diferenças entre o pai e a mãe, o menino e a menina, não tem nada a ver com o banho hormonal da adolescência.
É preciso lidar com o fato como se lida com uma criança que brinca muito com o mesmo brinquedo. Por exemplo, se o garoto joga bola por muito tempo, ninguém diz que o pé dele vai cair ou que irão crescer pelos nos pés. Simplesmente, o professor recomenda que ele deixe a quadra e volte para a classe para outra atividade. Naturalmente. Com o sexo deve ser da mesma forma. Basta distrair a criança, dizer que aquilo não é coisa que se faz em público.
Na Educação Infantil, se uma criança fizer uma pergunta relacionada a sexo o professor deve responder de forma curta e correta, esclarecendo que a sexualidade existe. Explicando, por exemplo, de onde as crianças vêm: da barriga da mãe e que o pai colocou uma semente dentro dela.
“Mas para que isso ocorra é necessário investir no professor. Se ele tem dificuldades com sua própria sexualidade, como lidar com a dos alunos?” Não há problemas em preparar os educadores para tratar desse assunto, uma vez que não há a intenção de formá-los terapeutas. Mas sim, deixá-los prontos para lidar com as experiências referentes à sexualidade que apareçam em seu dia-a-dia. “O assunto sexualidade deve ser colocado como um dos temas transversais e o professor precisam estar bem informados para não criar tabus, problemas ou traumas nas crianças.”
Uma coisa que deixa os professores de Educação Infantil e Fundamental de cabelo em pé, é a masturbação infantil. “Há crianças com três anos de idade que descobrem que mexer nos órgãos genitais é algo gostoso. E não tiram mais a mão de lá. As meninas, por exemplo, ficam puxando a calcinha em público.” Essas atitudes da criança levam os professores imaginarem que as crianças com este comportamento sexual devem ter problemas ou sofrido algum abuso, mas não é nada disso. “Não há nada de excepcional ou problemático neste comportamento. Basta mostrar para a criança, de forma natural, que são coisas que não devem ser feitas em público e distraí-las com outras atividades, como se fosse uma brincadeira em excesso.”
Por volta dos três anos, a criança passa por mudanças significativas: deixa de usar fraldas, torna-se mais independente dos pais e descobre seu corpo. Nessa “exploração”, ela se toca e acaba descobrindo o prazer que isso causa. “Essa fase faz parte do desenvolvimento, assim como engatinhar, andar e falar”.
Nem por isso deve-se considerar tudo natural e permitido. É possível que a masturbação seja um problema quando é frequente. Pode ser sintoma de que a criança não consegue encontrar prazer nas brincadeiras e no relacionamento com amiguinhos.
Sendo assim o professor deve agir da seguinte maneira:
Em primeiro lugar, explique que há coisas que não devem ser feitas na frente das pessoas, como cocô e xixi ou brincar com os órgãos sexuais. Mostre a diferença entre público e privado e não entre certo e errado. Recriminar pode ser desastroso, pois é possível que a criança acabe por misturar sentimento de prazer e satisfação com complexo de culpa.
Segundo, desvie a atenção dessas crianças para os prazeres da escola, como pintar, tocar um instrumento, brincar, correr, dançar e jogar. Valorize a imagem e melhore a autoestima delas, elogiando suas tarefas e dando-lhe atenção.
Proponho “repensar” de conceitos e atitudes e não ignorar a sexualidade. Devemos tratar o tema como coisa normal e essencial como beber água, comer ou respirar.
Quando todos nós encaramos a sexualidade desta maneira, sem sombra de dúvidas, teremos ao menos encaminhada uma geração sexualmente saudável e responsável.

Fonte: Revista Nova Escola edição 2008

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CONSELHEIRO TUTELAR É ENTREVISTADO PELO PROGRAMA “ESTAÇÃO EDUCARE” DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Conselheiro Tutelar Maurício Lima

Professor Francisco José

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realiza um programa educativo na Rádio Sinal Verde FM todos os sábados da 08h às 10hs apresentado pelo Professor Francisco José , o Programa “Estação Educare”, programa este que leva muitas informações educativas a nossa comunidade e sempre tem entrevistas abordando assuntos de interesses da comunidade, e neste ultimo sábado dia 15/01/2011 quem foi entrevistado foi o conselheiro tutelar Maurício Lima, que falou dos direitos e deveres de Crianças e Adolescentes onde o conselheiro falou que muito se fala em direitos e pouco se fala em deveres dos mesmos, , e que em nenhum de seus artigos do ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente fala em dever da C/A, falou também sobre alunos mau comportado nas escolas mais fez questão de falar dos deveres dos mesmo, ainda falou sobre as parcerias do Conselho Tutelar e do plano de ação para este ano de 2011.

Parabéns pelo belíssimo programa...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ATENÇÃO! PALESTRA SERVIU DE ADVERTÊNCIA

Promotor de Justíça Dr. André Lopes e Juíza Dra. Karla Jeanne na reunião do dia 15/12/2010


Na última reunião realizada no dia 15/12/2010, no prédio do ‘tribunal do júri’ por iniciativa da Excelentíssima Juíza da comarca de Coelho Neto, Ministério Público e Conselho Tutelar, deixou muita gente satisfeitos com o que foi proposto para os que estavam presente, mas também deixou muitos insatisfeitos com os assuntos abordados pelas autoridades na referida reunião. Os satisfeitos foram os diretores das escolas que buscam parcerias com as autoridades judiciárias, Ministério público e Conselho Tutelar para tentar combater a evasão escolar que está muito grande nas escolas aqui de Coelho Neto; já os insatisfeitos foram “alguns” donos de LAN HOUSE E LOCADORA DE VIDEO GAMES que não querem perder a clientela que na maior parte é feito por Crianças e Adolescentes, por que quando se mexe no bolço, aí a história muda.


Agora só torcemos para que estes cumpram direitinho com o que foi proposto na reunião, caso contrario estaremos sempre fiscalizando e denunciando as irregularidades cometido por estes.

Estamos de olho!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ESTAMOS DE VOLTA COM TODA GARRA EM 2011


Depois de 10 dias de muita alegrias e descontrações, nós do Conselho Tutelar está de volta com muita garra e determinação em 2011, estes belos dias servirar para nós fazermos uma reflexão e fortalecer nossa comunhão com a nossa familia e amigos. Agora em 2011 o Conselho Tutelar farar um trabalho mais eficiente e mais determinado do que em 2010. Este ano será para nós um ano de muito trabalho e muito desenpenho.


A todos amigos e amigas um FELIZ ANO NOVO....