SEJAM BEM VINDOS!

TUDO SOBRE: Direitos e Deveres de Crianças e Adolescentes, Informações, Utilidade Pública, Entretenimento, Cidadania, Política, Polícia, Educação, Esporte, Lazer, Cultura, Social e Saúde.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

COELHO NETO TERÁ CAPS AD


(Do blog Lingua Solta)



O Ministério da Saúde liberou recentemente os recursos para a implantação de uma unidade do CAPS AD em Coelho Neto. Segundo apurou o blog, o projeto original do CAPS AD possuía uma série de distorções que impossibilitava a liberação dos recursos. Ao assumir o governo, o Prefeito Soliney Silva-PSDB determinou que o projeto fosse retomado e todas as pendências fossem sanadas. Para isso todos os critérios foram revistos e as adaptações do local também tiveram que sofrer alterações. Após a parte protocolar e os ajustes que foram feitos, o projeto retornou para a análise do Ministério da Saúde, tendo sido aprovado.


Em conversa recente com o Prefeito Soliney Silva-PSDB, ele destacou a importância da obra. “É um tema sério e com graves conseqüências para usuários e suas famílias. As demandas em Coelho Neto e na região são crescentes e a população poderá ter nesse Centro um apoio para resolver demandas tão delicadas decorrentes da dependência tanto do álcool quanto da droga. Sem sombra de dúvidas, será um ponto de referência para o atendimento especializado feito por uma equipe multiprofissional”, explicou ele.


O CAPS AD está em fase de implantação e deverá ser entregue dentro de poucos dias. A determinação do Prefeito é que tudo possa ser feito dentro de um curto espaço de tempo para que a obra seja entregue dentro do prazo previsto junto ao Ministério da Saúde.


Você sabe o que é um CAPS-ad?


O CAPS AD é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (de duas a três vezes por semana) e não-intensivo (até três vezes por mês). É um serviço ambulatorial territorializado que integra uma rede de atenção em substituição à “internação psiquiátrica", e que tem como princípio a reinserção social.


Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes. O serviço do CAPS é a porta de entrada do paciente dependente de álcool e drogas no Sistema Único de Saúde. O CAPS-ad é destinado a acolher e cuidar de pessoas com dificuldades decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas. O trabalho busca reintegrar o indivíduo à sociedade de forma produtiva e participativa a ambientes sociais e culturais, onde se desenvolve a vida cotidiana e familiar.


O tratamento no CAPS AD é realizado através de vários tipos de atividades, como: Atendimento individual; Atendimentos grupal; Atendimento aos familiares; Oficinas terapêuticas; Visitas domiciliares; Tratamento clinico; Orientações pedagógicas preventivas para a comunitária. Estas atividades são oferecidas regularmente, de acordo com a necessidade de cada pessoa e são realizadas por uma equipe multiprofissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário