SEJAM BEM VINDOS!

TUDO SOBRE: Direitos e Deveres de Crianças e Adolescentes, Informações, Utilidade Pública, Entretenimento, Cidadania, Política, Polícia, Educação, Esporte, Lazer, Cultura, Social e Saúde.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

18 DE NOVEMBRO - DIA DO CONSELHEIRO TUTELAR


O dia 18 de novembro foi escolido para ser comemorado o dia do Conselheiro Tutelar, essa data foi criada durante a decisão do Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares, ocorrido em 18 de novembro de 2001, quando se tornou referência à categoria. A função dos conselheiros tutelares é muito árdua e que ainda é pouco reconhecida por algumas autoridades locais... pois é nós é que arriscamos nossas vidas no dia-a-dia, somos uma porta de pronto socorro do municipio, pois quando uma criança ou adolescente é violentada o conselho tutelar é o primeiro a ser procurado.
Dentre as atribuições do conselheiro estão: atender as crianças e adolescentes e aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar os pais ou responsável e aplicar medidas pertinentes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente; promover a execução de suas decisões podendo requisitar serviços públicos, e entrar na Justiça quando alguém, injustificadamente, descumprir suas decisões; levar ao conhecimento do Ministério da Justiça a adolescentes infratores. (ECA- Art.136).

Para o "Conselheiro Tutelar Maurício Lima (foto), este dia deveria ser comemorado com o apoio do municipio, pois existem parcerias entre o Conselho Tutelar e os setores públicos do municipio, e que somos uma peça fundamental na aplicação das politicas publicas da crianças e do adolescentes, precisamos ser mais reconhecido e respeitado entre toda comunidade".

Aqui aproveito para desejar um FELIZ DIA DO CONSELHEIRO TUTELAR a todos os conselheiros tutelares de toda região, pois todos são de luta e com um mesmo compromisso, comrpomisso este de garantir os direitos da criança e do adolescente.

Abraços meus amigos conselheiros tutelares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário