SEJAM BEM VINDOS!

TUDO SOBRE: Direitos e Deveres de Crianças e Adolescentes, Informações, Utilidade Pública, Entretenimento, Cidadania, Política, Polícia, Educação, Esporte, Lazer, Cultura, Social e Saúde.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

26 de Junho dia Internacional de combate ás drogas.

A amplitude do problema do uso indevido de drogas, crescente nas últimas décadas, tornou-se um caso de saúde pública mundial. Um problema que se reflete em todos os segmentos da sociedade ocasionando acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar, social e o crescimento da criminalidade.
Mas antropologicamente falando, não existe uma sociedade humana que não use alguma substancia tóxica. Droga é qualquer substância que altere nosso organismo. Assim, existem as drogas lícitas (permitidas por lei), bebidas alcoólicas, cigarros, anabolizantes, etc., e as drogas ilícitas (proibidas por lei) como a maconha, cocaína, crack entre muitas outras substâncias.
E quais os motivos que levam uma pessoa a usar e se viciar em drogas? As questões são variadas, sociais e comportamentais. Vão desde a necessidade de aceitação por um grupo até aos problemas familiar e/ou emocional. E se focarmos o problema no tráfico, veremos que ele cresce porque cresce o número de usuários de drogas, um número que aumenta diante do aumento da oferta. Isso significa que não adianta combater às drogas simplesmente como um “problema de polícia”.
Assim, muitos estudiosos da questão falam que não adianta enfrentar o tráfico enquanto crime, esquecendo-se de enfrentar às causas primárias: as pessoas que consumem drogas. Afinal, droga é uma “coisa” e quem consome “coisas” são as pessoas. Portanto, o primeiro caminho de enfrentamento às drogas é a prevenção educacional.
Por todas essas questões, é que a ONU designou o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. Contudo, devemos ficar atentos com as questões do uso do álcool e cigarro, drogas permitido pela lei, tão letais como as drogas proibidas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário