SEJAM BEM VINDOS!
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
CÂMARA DOS DEPUTADOS DISCUTIU NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA(27) A LEI DA PALMADA
As penalidades previstas são advertência, encaminhamento a programas de proteção à família, além de orientação psicológica. Os pais também podem estar sujeitos à obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado.
A iniciativa brasileira de proibir a prática de castigos físicos em crianças e adolescentes segue uma tendência mundial, com apoio do Comitê da Convenção sobre Direitos da Criança das Nações Unidas, para que os países passem a ter legislação própria referente ao tema.
Na América do Sul, apenas o Uruguai e a Venezuela adotaram lei semelhante. A lei que criou o ECA foi sancionada no dia 13 de julho de 1990.
Com a colaboração do Blog Infância em Pauta
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Palestra ministrada por Luciano Betiate é destaque no portal :www.empresascontraexploracao.com. br
NOTÍCIA:
Palestra sobre PEDOFILIA ministrada pelo Consultor
e palestrante Luciano Betiate na Empresa Fábrica
Carioca de Catalizadores (RJ) é destaque no portal:www.
Acesse e saiba mais:http://www.
A FCC S.A. é uma empresa de tecnologia de ponta,
sediada em Santa Cruz, Rio de Janeiro, e formada
pela associação das empresas Petrobras S.A. e
Albemarle Corporation.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
1 ano de existencia na internet
Acesse:
ct-cinformativo.blogspot.com
Eu Maurício Lima mauríciodijesus@gmail.com que coordeno o blog quero abraçar meus amigos que sempre acessa nosso blog, muito obrigado amigos e continue acessando.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Acesse o mais novo blog, o Blog do CMDCA/CN
Acesse o mais novo blog de CoelhoNeto, estou falando do blog do CMDCA/CN que chegou para trazer muitas informações precisas, tudo o que derrespeito a criança e ao adolescente, como também sobre suas atribuições, seus conselheiros e muito mais.
Acesse: cmdcacoelhoneto.blogspot.com
IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL TERÁ INÍCIO NA QUARTA (28)
O evento tem como tema central "Avanços na Consolidação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios".
Dos 217 municípios maranhenses, somente em três municípios, São João do Paraíso, Urbano Santos e Arari não foram realizadas as Conferências Municipais. Nos demais, aconteceram prévias para a Conferência Estadual, que por sua vez elegerá representantes maranhenses para a VIII Conferência Nacional que acontecerá de 7 a 10 de dezembro de 2011, em Brasília.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, as conferências são espaços exemplares de participação democrática que qualificam e aproximam deliberações, cada vez mais, das reais necessidades da população.
O Suas organiza o setor de assistência social em todo o Brasil. As ações são baseadas nas orientações da nova Política Nacional de Assistência Social (PNAS), aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) em 2004.
A Conferência tem como objetivo propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios e, vários específicos, dentre eles, propor estratégias para o fortalecimento do alcance das atenções ofertadas pelo Suas no processo de erradicação da pobreza extrema, definindo articulações intersetoriais prioritárias e formas de financiamento adequadas.
(Do www.ma.gov.br)
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Escola José Silva realizou os "Indicadores da qualidade na Educação Infantil"
Uma grande iniciativa da SEMEC-Secretaria Municipal de Educação e Cultura do municipio.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Caminhada Verde da Escola Benedito Duarte
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Mais de 5 anos de luta em defesa de crianças e adolescentes
Autor: Maurício Lima
Email. mauriciodijesus@gmail.com
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
VII Recital de poesias e a Blitz do Especial foi um sucesso
A Prefeitura de Coelho Neto através da Secretaria de Assistência Social com o Centro Especializado de Referência da Assistência Social-CREAS e demais parceiros, realizou manhã de hoje (21) uma Blitz Educativa na Praça Duque Bacelar em alusão ao Dia Nacional do Portador de Deficiência. Valeu a idéia!
Foi um sucesso a edição do VII Recital de Poesias da Educação Infantil realizado pela Secretaria Municipal de Educação no Teatro Municipal no último dia 17. Com o tema A Arca de Noé, o projeto da SEMEC visa estimular e incentivar as crianças pelo hábito da leitura. A platéia que lotou as dependências do Teatro era só entusiasmo com a desenvoltura dos pequeninos no palco, em mais uma ação da Secretaria de Educação que aproxima família e escola.
(Do Blog Lingua Solta)
Prevenção de Acidentes: Como Evitar Intoxicação em Crianças Por Medicamentos
(Do Blog Salvem as nossas crianças)
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Indicadores da Qualidade na Educação Infantil da Escola José Silva
A primeira edição aconteceu no mês de junho na escola Cristo Redentor.
21 DE SETEMBRO: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Necessidades Especiais
Foi a lei nº 11133 do dia 14 de julho de 2005 que tornou a data oficial.
Fonte: http://www.portaldointercambio.com.br
Informações da 2ª Conferência da Mulher 2011
Depois foi apresentado as conselheiras do CMDM, logo depois foi ministrada a palestra pela Psicóloga do CRAS a Eulaliane Kelly, que frisou o tema "Violência Doméstica e Familiar" sobre políticas para mulheres, e no final do evento vai ser formado grupos de trabalhos para debater vários assunto referidos ao tema principal.
Ainda no final da conferência vai ser eleito delegadas para representar o municipio na III Conferência Estadual de Políticas para Mulheres em São Luis/MA.
Tratamento da dependência do crack e a internação compulsória
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Blitz do Especial
2ª Conferência dos Direitos da Mulher
Alunos (as) do curso de Serviço Social da FACAM realiza projeto de uma Casa de Passagem.
Os alunos apresentaram no domingo 18/09 onde segundo informações foi um sucesso, agora os alunos se reunirão e buscarão mais informações sobre o projeto e vai se juntar ao Conselho Tutelar e marcar uma audiência com Promotor e Juíza da Infâmcia e Adolescência para debatermos este belíssimo projeto, pois nossa cidade já está mais do que na hora de ter uma.
E aproveito para agradecer os alunos do Curso do Seviço Social em especial as alunas Aleksandra, Meiry, Mara e Marta que estão empenhada pela realização do Projeto.
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
CRAS: A CASA DAS FAMÍLIAS
O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social. Em Coelho Neto, no governo do Prefeito Soliney Silva o CRAS centro recebeu novas instalações e teve seus serviços ampliados.
Apresenta-se como conquista do atual governo a aquisição do CRAS II localizado no Bairro José Sarney, mesmo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome preconizando que a segunda unidade só é reservada para municípios com mais de 50.000 mil habitantes. Para se conseguir tal feito uma equipe liderada pela Secretária de Assistência Social Albertina Tavares e a articulação do Prefeito Soliney Silva sensibilizaram o MDS das vulnerabilidades que passam nossa população e da necessidade desse equipamento em um bairro tão populoso e cheio de demandas quanto o Bairro Sarney.
Segundo a Secretária de Assistência Social Albertina Tavares (foto) as ações descentralizadas tornam as ações mais próximas da população. “ A unidade II do CRAS nasceu a partir da necessidade de levarmos a Assistência Social para mais próximo da comunidade de forma descentralizada. Nesses equipamentos são desenvolvidos as ações do Programa de Atenção Integral a Família – PAIF acompanhado de equipe multiprofissional com ações diversificadas entre elas, acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária”, concluiu a Secretária.
Copiado do Blog Lingua Solta
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Pesquisa Mostra Que 92% das Crianças Usam a Internet Para Jogar
Com a colaboração do Blog Salvem as nossas crianças
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Crianças são dopadas em troca de benefício
Mães colocam em risco a vida dos próprios filhos ao entrarem em esquema fraudulento de previdência
Maurício Gonçalves/Gazeta de Alagoas
Durante quatro dos sete anos de sua vida, a menina tomou remédio controlado três vezes por dia. Enquanto o juízo da filha zanza, a mãe recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC) de um salário mínimo por mês. Nada grave se não fosse uma fraude. É um golpe que acerta em cheio pobres cabeças infantis. A dona de casa está orientada a fingir que a criança é “doida” para ganhar o dinheiro da Previdência Social, garantido pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas).Tal como ela, centenas de mães na região da orla lagunar são compradas por um esquema que envolve médicos, psicólogos, assistentes sociais, postos de saúde, clínicas infantis, entidades filantrópicas, advogados, atravessadores e funcionários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O objetivo: fraudar a Previdência. A contraindicação: simular o retardo mental e outros transtornos. A reação adversa: deixar as crianças doentes, de fato.
A falcatrua existe há muitos anos e chama a atenção de profissionais sérios que também atuam em postos de saúde e escolas da área. Todos ficam indignados, mas poucos têm coragem de denunciar. Alguns reuniram informações e documentos que podem comprovar o golpe. Muita coisa foi encaminhada ao Conselho Tutelar do Vergel.
Escolas sob pressão
A mente “mente”, mas às vezes não engana. É o caso de crianças que recebem o BPC e têm um bom desempenho na escola. O médico aponta retardo mental, distúrbios de conduta, epilepsia e transtorno hipercinético, mas o aluno acompanha as aulas, tira notas boas e se relaciona bem com os colegas. O diagnóstico é subjetivo e suspeito. Chefe da Perícia Médica do INSS, Germana Moraes diz que constantemente se depara com inúmeros atestados falsos, assinados por médicos coniventes com o crime.
Durante duas semanas, a Gazeta seguiu os rastros do conluio que “enlouquece” guris e gurias sadios. A reportagem teve acesso aos nomes de três médicos, duas assistentes sociais, duas psicólogas e dois intermediários acusados pelo golpe, mas decidiu não publicá-los, por enquanto, porque o conselho ainda elabora provas contra eles.
Nas entrevistas com professoras, diretores de escolas, funcionários de postos de saúde e, principalmente, mães e filhos, fica evidente que estas crianças sofrem com a farsa e podem estar tomando drogas pesadas sem necessidade. Pior ainda é a intermediação de pessoas que lucram com o golpe e passam propinas para os profissionais de saúde e serviço social que oficializam a “doença mental”.
Mães vão ao extremo por dinheiro
A educadora de uma escola está assustada com a grande quantidade de alunos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e não deveriam tomar medicamentos. “A gente percebe que as crianças estão sendo incapacitadas por interesse. Estava fazendo um relatório de uma menina para encaminhar à psicóloga e ela começou a chegar assanhada, com a roupa suja, um jeito estranho, mudando totalmente o comportamento”, relata.
Ao perguntar porque ela estava daquele jeito, tão diferente, malcuidada, a sincera inocência da criança falou mais alto na reposta: “É porque minha mãe disse que eu tenho de parecer doida”, cochichou para a pedagoga. Neste caso, a família já recebia o BPC há anos, dela e de um irmão. Por solicitação do INSS, a escola elabora um relatório de aprendizagem, que avalia concentração, nível cognitivo e socioafetivo.
Vila Brejal é recordista em doença
A Vila Brejal é uma das áreas de maior “incidência” de crianças com problemas psiquiátricos em Maceió. Resta saber se elas são mesmo vítimas de doenças mentais ou de malandros cerebrais. Quem conhece o golpe não fala nada, principalmente para a imprensa. A equipe da Gazeta só conseguiu obter informações no local porque se apresentou como pesquisadores da Universidade e chegou ao local com um carro descaracterizado.
Sem saber que se tratava de uma reportagem, a diretora do Posto de Saúde da Família da Brejal, Rejane Lemos, confirma que muitas mães já conseguiram o benefício com atestados médicos. “Tem uma mulher que já aposentou dois filhos e agora trabalha como intermediária e leva as outras mães para um advogado que ela conhece”.
Sob o pretexto de fazer uma pesquisa, conseguimos o apoio de uma agente de saúde, que nos levou a três mães que dão medicamento controlado para os filhos. Não cabe à nossa reportagem concluir se elas conseguiram o benefício ilegalmente ou não. A intenção é apenas mostrar o exemplo e sugerir que as “enfermidades” dos filhos delas sejam melhor investigadas. Só outro médico poderia dizer se o diagnóstico que elas receberam é errado.
Com colaboração do Blog Infância em Pauta
PL 267/2011
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: http://irmaoflavio.blogspot.com
Com colaboração do Blog Infância em pauta
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Lei Maria da Penha será tema de audiência pública na Assembleia nesta terça-feira
Fonte: Blog BNC Notícias