SEJAM BEM VINDOS!

TUDO SOBRE: Direitos e Deveres de Crianças e Adolescentes, Informações, Utilidade Pública, Entretenimento, Cidadania, Política, Polícia, Educação, Esporte, Lazer, Cultura, Social e Saúde.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Prefeito de Duque Bacelar recebe o Troféu e o Certificado do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009/2012!


PREFEITO FLÁVIO FURTADO E A PRIMEIRA DAMA GILMARA KILMA

O município de Duque Bacelar – MA recebeu na noite dessa última segunda feira-(10/12) o certificado e o troféu do Selo UNICEF edição 2009/2012.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF entregou o Selo UNICEF Município Aprovado a 38 municípios maranhenses entre eles Coelho Neto e Duque Bacelar. O evento aconteceu, no Teatro da Cidade de São Luís, no centro da capital, em parceria com a Comissão Estadual do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente no Semiárido e da Agenda Criança Amazônia.

Uma iniciativa do UNICEF, com patrocínio da Petrobras e Rede Energia, o Selo busca fortalecer as políticas públicas municipais que garantem os direitos da infância e adolescência. Ao todo, 399 municípios do Semiárido (AL, BA, CE, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) e da Amazônia Legal Brasileira (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO). Ao todo, no Semiárido, foram certificados 279 municípios, e 120, na Amazônia.

CERTIFICADO SELO UNICEF - DUQUE BACELAR

O resultado foi anunciado no último dia 29 de novembro, em cerimônia no Museu Nacional, em Brasília (DF), onde vários prefeitos, secretários e conselheiros de direitos dos municípios maranhenses se fizeram presentes. A Governadora do Maranhão foi representada na ocasião pela Secretaria de Estado de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro.

Ontem, durante cerimônia estadual, foram entregues os troféus e certificados de reconhecimento aos municípios contemplados, bem como certificados de participação a todos os municípios que cumpriram as etapas fundamentais da metodologia. Estiveram presentes  os prefeitos, articuladores municipais, presidentes de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de lideranças adolescentes.

“É o momento de aplaudirmos e valorizarmos as conquistas realizadas pelos municípios para melhorar a vida dos meninos, meninas e suas famílias”, destaca Flávio Furtado, Prefeito reeleito de Duque Bacelar. “Precisamos garantir que as políticas públicas alcancem todas as crianças e adolescentes, e o compromisso dos municípios demonstram que é possível chegarmos a resultados concretos”.

O Prefeito Flávio esteve acompanhado de sua esposa Gilmara Kilma primeira dama do município de Duque, e de representantes da Secretaria de Assistência Social e  Conselho de Direitos das crianças e Adolescentes. 

fonte: Portal Virou Notícia.

Coelho Neto foi contemplado com selo UNICEF MUNICIPIO APROVADO 2009-2012

Coelho Neto está de parabéns!
       O selo é uma iniciativa do Unicef, com patrocínio da Petrobras e Rede Energia, e busca fortalecer as políticas públicas municipais que garantem os direitos da infância e adolescência. Ao todo, foram reconhecidos 399 municípios do Semiárido (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e da Amazônia Legal Brasileira (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). No Semiárido, foram certificados 279 municípios, e 120, na Amazônia. O Maranhão está inserido em duas regiões.
Secretária de Assistência Social Albertina Curvelo e  1ª Dama de Coelho Neto Mara Suely

No final da tarde da última segunda - feira (10) sete municípios maranhenses foram certificados e contemplados com o troféu do Selo UNICEF Município Aprovado  Edição 2009-2012 que reconhece os avanços de projetos e programas que investem na infância e na adolescência.

O evento ocorreu no Teatro da Cidade de São Luís, no Centro da capital maranhense, e foi realizado com objetivo de premiar  ações voltadas ao “Pacto um Mundo para a Criança e o Adolescente no Semi-árido" e da "Agenda Criança Amazônia".

Coelho Neto foi destacado durante o evento de entrega do selo como  um dos tricampeões em modelo administrativos em politicas públicas para as crianças e adolescentes, nas áreas de saúde, educação, e assistência social.
A 1ª. Dama de Coelho Neto Suely Silva representou o Prefeito Soliney Silva na solenidade que contou ainda com a presença da Secretária de Assistência Social Dra. Albertina Tavares, da Secretária de Educação Rosário Leal, da Articuladora Municipal do Selo Jesus Baunilha e da Assistente Social Sônia Carvalho.



Estiveram presentes na solenidade o vice-governador Washington Oliveira, a Articuladora Estadual do Selo UNICEF no Maranhão Claudete Ribeiro e a Secretária de Cultura do Estado Olga Simão.


O selo é uma iniciativa do Unicef, com patrocínio da Petrobras e Rede Energia, e busca fortalecer as políticas públicas municipais que garantem os direitos da infância e adolescência. Ao todo, foram reconhecidos 399 municípios do Semiárido (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e da Amazônia Legal Brasileira (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). No Semiárido, foram certificados 279 municípios, e 120, na Amazônia. O Maranhão está inserido em duas regiões.

Os municípios reconhecidos com o selo UNICEF:
Açailândia
Alto Alegre do Maranhão
Arari
Axixá
Bacabal
Bacurituba
Bom Jardim
Buriti Bravo
Buritirana
Cachoeira Grande
Codó
Coelho Neto
Coroatá
Duque Bacelar
Godofredo Viana
Guimarães
Imperatriz
Lago da Pedra
Lagoa do Mato
Matinha
Matões do Norte
Mirador
Pastos Bons
Paulo Ramos
Pedreiras
Pinheiro
Porto Franco
Presidente Vargas
Rosário
Santa Luzia do Paruá
São Bento
São Domingos do Maranhão
São João dos Patos
São José de Ribamar
São Raimundo das Mangabeiras
Sítio Novo
Vargem Grande
Zé Doca.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa destacam leitura


O secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, entrega a medalha ao aluno Jhonatan Kepim e ao seu professor, Alan Francisco, de Rondônia. .... Foto: Agência Brasil O secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, entrega a medalha ao aluno Jhonatan Kepim e ao seu professor, Alan Francisco, de Rondônia. Eles receberam a medalha na categoria Memórias Literárias
Foto: Agência Brasi

Com os versos ''O sertanejo anseia/ Uma visita em nossa terra, Faz as honras da casa/ E ansioso espera/ São José intercede/ E o povo reza'' do poema Ô de Casa?!, o aluno Henrique Douglas, 12 anos, do município de José da Penha (RN), ganhou um dos prêmios da Olimpíada de Língua Portuguesa. O estudante contou como é ser o filho de um vaqueiro e viver no sertão nordestino. A competição premiou, nesta segunda-feira, 20 estudantes e seus professores nas categorias Poemas, Crônicas, Memórias Literárias e Artigo de Opinião.
''Demorei um bom tempo para construir o meu poema, a professora treinava muito. Em casa, minha mãe me incentivou a caprichar. Acho que o prêmio vai estimular os meus colegas a ler e estudar muito. Estou muito contente'', comemorou Henrique, um dos cinco vencedores na categoria Poema.
A professora de Henrique também comemorou a vitória na premiação. Simone Bispo foi finalista nas duas edições anteriores, com medalhas de bronze e prata. Segundo ela, é no resultado positivo da competição que encontra forças para driblar os obstáculos da profissão. ''É difícil. Algumas pessoas não acreditam no desempenho das crianças e alguns alunos não querem estudar. É preciso ter muita persistência e compromisso com a leitura e a escrita'', diz Simone.
Jhonatan Oliveira Kempim, 13 anos, um dos vencedores na categoria Memórias Literárias, foi inspirado pela comunidade indígena de Espigão do Oeste, em Rondônia, onde mora. Autor do texto O Tempo, o Chiado e as Flechas, o aluno contou como dois índios se assustaram com o chiado da panela de pressão e mataram um garotinho da região, acreditando que se tratava de um invasor.
Para Alan Francisco Gonçalves Souza, professor de Jhonatan e mais 65 alunos, a conquista ''deu muito trabalho''. ''Chegamos a refazer o material em sala de aula mais de dez vezes. Tivemos vários problemas, o material da Olimpíada não chegava em nossa escola, tivemos que usar o que estava disponível na internet, mas o resultado é muito gostoso, ver os alunos animados'', disse Alan, que conquistou o prêmio pela primeira vez. Ao todo, a Olimpíada reuniu em Brasília 152 semifinalistas e teve a participação de quase 3 milhões de alunos do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio de escolas públicas. Todos os semifinalistas receberam tablets.
Alunos e professores vencedores distribuídos em 13 estados brasileiros receberam medalha, um notebook e uma impressora. As escolas dos participantes também recebem dez computadores cada, um projetor multimídia, um telão para projeção além de livros para a biblioteca. Confira a lista dos vencedores.
A Olimpíada da Língua Portuguesa é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo da competição é influenciar na melhoria do ensino da leitura e da escrita, com ações de formação continuada para professores de 5º e 6º anos do ensino fundamental e orientar a produção de textos dos alunos da rede pública.

 Fonte: site TERRA.

Coelho Neto receberá jogo beneficente com a presença dos melhores jogadores de Futsal do Brasil.


Esta tudo confirmado para mais um Jogo Beneficente com a Presença dos jogadores da escolinha de Futsal do Craque Falcão da Seleção Brasileira, também contaremos com os melhores jogadores de Futsal do Brasil Adulto, entre eles Clemiltom, ex-jogador da Seleção Brasileira de Futsal, e jogadores convidados do Cajuína, time este que em 2013 participará da elite do Futsal Brasileiro com presença na Taça Brasil de Futsal da Primeira Divisão equivalente ao campeonato nacional.

O Jogo Beneficente será realizado com duas partidas, a primeira será um confronto Sub-17 entre os melhores jogadores de Futsal de Coelho Neto com os jogadores da Escolinha do Falcão. A segunda partida será também entre os melhores jogadores de Futsal de Coelho Neto e o Time adulto da própria escolinha e seus convidados entre eles vários atletas do time Cajuína.
Os jogos acontecerão no Ginásio Uiran Sousa no dia 21 (sexta – feira) às 19h, entrada dois quilos de alimentos (diferenciados ex: Um quilo de arroz outro um quilo de feijão) não perecível . Contamos com sua presença!
Os alimentos serão destinados para o Movimento Conferencia Sant`Ana os Vicentinos, que trabalha com famílias carentes de Coelho Neto.
Realização e Organização: Geraldinho Tavares (*), Francisco Filho (Chicão) CEUS e Farinha do Grêmio. 


Vamos participar

(*) - Geraldinho Tavares, o idealizador e um dos organizadores do primeiro jogo beneficente que foi realizado no Estádio João Santos, no ano passado, onde teve a presença dos jogadores Elkeson, Jéfferson Douglas e Jéfferson Bruno.  Este ano promoverá esse grande evento.
Fonte: Os organizadores do evento